É possível esquecer spoilers?

Se você é aquele tipo de pessoa que gosta de cada surpresa na qual uma boa história pode lhe proporcionar, sabe muito bem como os temidos spoilers podem e afetam sua vida. Mas depois de receber aquele spoiler grande, daqueles que te tira uma boa noite de sono, será possível esquecê-lo? Eu fui atrás da resposta e você confere o resultado agora!

Será que é possível?
Será que é possível?

Primeiro, para poder entender melhor, irei falar rapidamente sobre nossa mais poderosa ferramenta, o cérebro.

Nós temos uma capacidade muito grande de armazenar informações e criar memórias. Essas memórias são geradas quando dois neurônios se ligam, podendo ser uma conexão temporária para coisas mais simples no lóbulo pré-frontal ou conexões fixas para as mais importantes ou que marcaram de maneira mais forte, na região do Hipocampo.

Assim que vemos algo relacionado a essa memória, o cérebro busca essa conexão e ao encontrá-la, ela vem até nosso consciente e nos lembramos do fato. No nosso caso, do spoiler.

O tal spoiler nos afeta normalmente de duas maneiras: A primeira seria criando uma conexão simples, temporária. Uma informação contendo algo que não traga indicações diretas sobre o final ou apenas algo complementar sobre o enredo da história. A segunda seria criando uma conexão fixa, o que ocorre na maioria dos casos. Aquele spoiler que contém dados sobre o final de uma série ou o que acontece com um personagem principal de algum anime.

Depois de ler e descobrir mais sobre como eles afetam nosso cérebro, você, meu querido leitor, deve estar pensando: “Mas e agora Katreque? Já recebi em cheio o spoiler. O que devo fazer?”

O que fazer?
O que fazer…?

Não se oprima jovem! Para poder resolver esse problema, ou ao menos minimizá-lo, seguem algumas dicas sobre como reduzir/acabar com esses spoilers que estão dentro de sua mente:

A primeira delas é o tempo! Sim, o tempo. É um dos aliados mais fortes contra eles. Conforme o tempo passa, nosso cérebro cria mais ligações, mais memórias. Quanto mais ligações, mais as antigas vão perdendo força. As proteínas que as constroem vão se ligando as mais novas e as velhas ficando menos fortes. Assim, quanto o tempo se passa, a chance de esquecer dos detalhes do spoiler aumenta. Ou ao menos diminuir a quantidade de informações que foram absorvidas. Então uma conexão temporária pode muito bem desaparecer depois de certo tempo e até a mais forte das ligações pode ser minimizada.

Assista a outras séries! Criar outras memórias relacionadas a outros assuntos podem reduzir o efeito do spoiler recebido. Além da parcela de tempo, gera o enfraquecimento da ligação e com seu desgaste o efeito do esquecimento pode aparecer.

Agora já sei!
Agora já sei!

Caso o spoiler continue em sua mente, mesmo aplicando as técnicas, a ligação criada foi realmente muito forte. É basicamente o que ocorre com nossos nomes por exemplo. É uma ligação tão intrínseca que não é possível apaga-la. Ou até mesmo se a vontade de assistir seja muito grande e esperar não esteja entre as opções. Então o que fazer?

Nesses casos, a melhor opção é focar no que veio acontecer até o spoiler. Tente pensar no que aconteceu para que a história chegasse a tal ponto, quais fatos ocorreram, como os personagens chegaram até certa situação. Dessa maneira, criamos estímulos para nós mesmos continuarmos assistindo sem perder a vontade e ainda tendo expectativas com o que quer você esteja assistindo.

Não é uma receita infalível mas que pode ajudar em muitos casos a diminuir as proporções que um bom spoiler pode oferecer. E vocês, meus caros leitores, acham que é possível esquece-los? Já usaram alguma dessas técnicas ou conhecem outras? Não deixem de comentar aqui embaixo! Um abraço e Katreque is Out!

Bonus! Mashiro-tan!
Bonus! Mashiro-tan!
E não se esqueça de compartilhar!

Katreque

Renan, mais conhecido como Katreque, é um fã de games e cultura japonesa desde criança. É programador, streamer e diretor do Amefuri Blog.

  • Saga o Maconheiro

    Quem dera esquecer essas malditos Spoilers.

    • É realmente árduo, meu jovem.

  • BARATA ISOLADA

    Eu queria esquecer a serie inteira, só pra poder assistir de novo

    • Entendo seu ponto de vista! Haha Mas mesmo que doa um pouco, é bom saber como algo terminou. Ainda mais quando é algo que gostamos! ^^

  • ObitoPlays

    Tô tentando esquecer um spoiler gigante que tomei de Shingeki no Kyojin aehauehauhu, isso que da entrar nessas comunidades de anime. ‘-‘

    • Hahahaha Te entendo! Tem hora que vem sem do nada. Não dá nem para correr. xD Eu tomei um de shingeki também essa semana, mas foi em uma imagem de uma page. Fiquei meio mad na hora, mas fazer o que, acontece. Kkk

  • SORA

    AMANHÃ VOU VER FULLMETAL ALCHEMIST PRA TENTAR ESQUECER UM SPOILER DE BLEACH… 2 NA VERDADE!

    • É muito ruim tomar spoiler assim né? Bom, já é uma ajuda. Mesmo que não apague, ajude a amenizar o spoiler!

  • XxNeroxX

    to tentando esquecer um spoiler do Death Note espero q isso funcione

  • Lorde Mindinho

    Meu personagem favorito do Death Note morreu…esse foi spoiler que levei. Como esquecer? T.T

    • Vish. Ai é complicado mesmo. T.T